Historia da Nestle
História da Nestlé
O fundador da marca
Heinrich Nestle nasceu no dia 10 de agosto de 1814 em Frankfurt, na Alemanha, filho de Johan Ulrich Matthias Nestle e Anna María Catharina Ehemann, Décimo primeiro de catorze irmãos, recebeu uma educação religiosa luterana. Concluiu sua graduação média em farmacologia em 1834 aos 20 anos. Radicado em Vevey, na Suíça, adotou a grafia francesa de seu nome (HENRI NESTLÉ, com acento na segunda letra E), desenvolveu um projeto para beneficiar águas minerais, tornando-se um dos pioneiros na fabricação de bebidas de mesa engarrafadas e aromatizadas.
A Nestlé surgiu em 1866 na Suíça através de Henri Nestlé com a criação da farinha Láctea que resultou da mistura de leite, farinha de trigo e açúcar. A maior preocupação do farmacêutico alemão era resolver o problema da desnutrição infantil, por isso investia seus recursos para formular um alimento que fosse saboroso e nutritivo ao mesmo tempo. No mesmo ano, os americanos Charles e George Page fundaram a Anglo-Swiss Condensed Milk Company, que produzia leite condensado. Em 1867 foi então fundada e registrada a Sociedade Henri Nestlé na pequena cidade suíça de Vevey, com a produção de farinha láctea em larga escala.
Em 1875, com seus 60 anos de idade Henri Nestlé vendeu a empresa para Julian Monnerat, Pierre-Samuel Roussy e Gustave Marques, por um milhão de francos suíços, uma carruagem e um grupo de cavalos.
Em 1905, as duas empresas: Sociedade Henri Nestlé e Anglo-Swiss Condensed Milk Company até então fortes concorrente, se fundiram,