Historia Mundo Globalizado
Trabalho de História Mundo Globalizado
Luana Victória Santos Souza
Montes Claros 2015
Mundo Globalizado
“Atualmente a expressão Globalização vem sida muito utilizada num sentido ideológico onde se assiste a um processo de integração econômica, caracterizado por o predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados e pelo abandono do estado ao bem-estar social.”
Antes da globalização poderíamos encontrar cinco “economias-mundo”, separadas entre elas.
Eram a Liga de Hansa, mais de duas centenas de cidades mercantilistas tendo como lideres Hamburgo e Lübreck e tinham um eixo comercial que ia de Londres, Inglaterra até Novgorod, Rússia. Na região de Flandres (França setentrional) encontramos a área comercial formada pelas cidades de Lille, Bruges e Antuérpia, com negócios no mar norte. A da Europa, com laços comerciais no Mediterrâneo e Levante, composta por Gênova, Florença, Milão e Veneza. A China e regiões tributarias que só se ligava através da rota de seda com o Ocidente e a Ásia Central. E, por fim a Índia que traficava num raio econômico mais amplo. DATA
PERIODO
CARACTERIZAÇÃO
1450-1850
Primeira Fase
Expansionismo mercantilista
1850-1950
Segunda Fase
Industrial – Imperialista – Colonialista
Pós 1989
Globalização Recente
Cibernética – Tecnológica – Associativa
Primeira Fase Globalização
Até o século XV os povos e culturas eram separados por distancias difíceis de serem transpostas, longas extensões de água, terras acidentadas e meios de transportes não tão eficientes como os de hoje. Civilizações surgiam e se desenvolviam sem saber da existência de outros povos, às vezes sabiam da existência uma das outras por meio de lendas, como a do Preste João ou por relatos nada confiáveis de viajantes. Com esse isolamento causado pela falta de informações, cada cultura era auto-suficiente.
A primeira globalização é fruto da busca por uma nova rota marítima trazendo os europeus