Historia Moderna
1. Introdução: A cidade de Coimbra 2
2. Evolução histórica 3
2.1 Domínio romano 3
2.2 Invasão germânica 4
2.3 Domínio muçulmano 6
2.4 Domínio cristão 5
3. Coimbra no século XVI 7
1. Introdução: A cidade de Coimbra
Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer a cidade de Coimbra no século VXI.
Para abordar este tema recorrer-se-á à análise da contextualização histórica da época referida, bem como à evolução urbana que a cidade desenvolveu, desde a pré-história até ao referido seculo XVI, mencionado os diferentes domínios a que esteve sujeita: romano, germânico, muçulmano e o cristão, até por fim se tornar portuguesa sob o comando de D. Afonso Henriques.
Ao longo de todas estas fases mencionar-se-á a arquitectura construída na cidade, dando especial enfâse à que veio a definir e caracterizar a cidade de Coimbra no seculo XVI. 2. Evolução Histórica A área onde hoje se situa Coimbra é um lugar privilegiado que apresenta várias características favoráveis que se traduziram em condições que permitiram o desenvolvimento de um povoado ainda anterior à dominação romana. O acentuado declive do terreno proporcionava uma posição defensiva estratégica, já que a passagem entre o norte e o Sul era impossibilitada. A exposição solar sobre a encosta era excecional e o domínio do rio permitia o acesso fluvial pelo mar, originando uma encruzilhada de caminhos, possibilitando serviços e troca de produtos.
2.1 Domínio Romano
O processo de romanização da Península Ibérica veio a expandir o crescimento do pequeno aglomerado que ocupava a área que hoje é Coimbra, já que este ocupava uma localização favorável ao seu desenvolvimento, ficando a meio do caminho da estrada que ligava Olissipo (Lisboa) a Bracara-Augusta (Braga). Deste sitia partia também uma via que ligava o interior, em direção a Bobadela.
A cidade romana chamava-se AEminium e o seu espaço urbano estava circunscrito à zona alta, centralizada no