Historia Geral
Em suma, a História é o conjunto das transformações ocorridas na vida humana desde o aparecimento das primeiras civilizações até aos dias de hoje. Essa sequência, denominada processo histórico, compreende tanto mudanças quantitativas como qualitativas.
As mudanças quantitativas ocorrem quando se verifica um aumento ou diminuição dos volumes e das proporções nas sociedades humanas. Por exemplo: o crescimento da população, uma queda na produção ou a multiplicação das cidades.
As mudanças qualitativas implicam o aparecimento de condições inteiramente distintas das anteriores; são mudanças essenciais, que se refletem na totalidade do corpo social. O termo "qualitativo" não tem aqui uma conotação valorativa, pois a mudança ocorrida não precisa ser para melhor, nem para pior: ela é simplesmente uma mudança, que dá origem a algo basicamente diferente e é capaz de ter repercussões profundas na estrutura da sociedade.
Exemplo: as mudanças quantitativas ocorridas na Inglaterra do século XVIII, por ocasião da Revolução Industrial, estão relacionadas com o crescimento demográfico, o aumento do comércio internacional e o deslocamento da população rural para as cidades. A mudança qualitativa (e portanto fundamental), porém, foi a passagem da produção artesanal e manufatureira, na qual se utilizavam ferramentas acionadas pela força humana, para a produção maquinofatureira, organizada em um sistema fabril cujo elemento nuclear era a máquina a vapor.
Essa mudança qualitativa teve repercussões profundas, pois dinamizou a produção e