Historia geral
A revolução russa de 1917 abalou o mundo na medida q representou um desafio concreto a ordem capitalista e propôs a construção de uma nova sociedade, igualitária, baseada nas idéias de Karl Marx e Friedrich Engels. A miséria e a exploração brutal dos camponeses e dos operários constituiu um dos fatores fundamentais de 1917. O pais era uma monarquia Absolutista governada pelo Czar( imperador) Nicolau II da dinastia dos romanov o poder era considerado divino, sagrado e incontestável, associada a uma democracia corrupta o Czar governava para as elites ( nobreza) pouco se preocupando com a situação de miséria. A repressão aos opositores e a censura rigorosa a imprensa tbm caracterizava o regime czarista.
A sociedade era basicamente rural porque bastante pessoas não sabiam ler e nem escrever, porem agava os impostos caros e boa parte da terra era controlada pelos proprietarios rurais.
Na russia os trabalhadores não tinham amparo legal, trabalhava diariamente 12 horas, sem férias,nem garantias, sendo explorados na realizaçoes do trabalho pois o estado czarista mantinha a estrutura tradicional de poder, com base no autoritarismo politico e no controle policial dos cidadoes alem de manter regalias para um seleto grupo. O uso da lingua materna era proibido e a Rússia foi ate apelidada de Prisão dos povos. Aqueles que criticavam o czarismo fazendo oposição ao governo eram xilados, presos ou enviados para a Sibéria em campos de trabalho forçados, os chamados Gulags.
A economia russa era baseada na agricultura porem era uma agricultura bastante primitiva e rudimentar de baixa produtividade.a industria era recente e financiada pels capitais estrangeiras, principalmente franceses.
Nesse contexto existiam alguns partidos de oposição ao governo. A guerra afetou tremendamente a vida da população: inflamaçao descontrolada, carencia de alimentos, colapso no sistema de energia e de transportes alem da perda e milhares de vidas.
URSS: UNIÃO DAS REPULBLICAS SOCIALISTAS