historia eng
A Construção civil começa a ser desenvolvida na pré-história, no qual o homem pré-histórico, sem ferramentas, decide pegar um pedaço de galho caído no chão para atravessar o outro lado do rio, vendo a necessidade decidiu queimar a base de uma árvore e a tombar fazendo assim a primeira ponte. Ao passar do tempo, com auxílio da matemática a raça humana adquiriu o conhecimento e novas técnicas para atender suas necessidades como cabanas feitas de galhos de árvores. E assim sucessivamente existiu- se a necessidade de ter um espaço próprio, já que foram sendo desenvolvidos a agropecuária, e a domesticação de animais, não houve mais a necessidade de “caçar território”, já que tudo o que buscavam era comida, proteção para sua sobrevivência, e já sabiam cultivar.
ENGENHARIA NO BRASIL
Na engenharia Brasileira houveram diretamente varias participações junto com a Europa, ate mesmo pelo Brasil ter sido colonizado por Portugal, com a necessidade das defesas de toda costa brasileira, Portugal decidiu então não só trazer seus engenheiros para tais construções das defesas do ultramar. Um belo exemplo da engenharia europeia é o forte do faraó da barra, situado em salvador Bahia e como vamos citar no artigo a estação da luz, outro exemplo do vínculo europeu, e das construções neoclássicas trazidas para o Brasil, famosas pelas colunas (de origens Gregas), Arcos (de origem Romana) e etc..
Devido a essas participações Européias na Engenharia Brasileira moderna, podemos também adiantar como influência o Iluminismo e a Revolução industrial do século XVIII , que ocorreu na Europa e que teve maior expressão na França. Falaremos sobre essa etapa da história que contribuiu em grande parcela com a Engenharia que conhecemos nos dias de hoje e que continua em desenvolvimento.
ENSINO DA ENGENHARIA
O ensino da engenharia no Brasil teve origem em 1810, inicializou no período colonial com construções e fortificações de igrejas, durante este período