Historia empresarial
O período final do Século XX, em especial a década de 1990, e o inicio do século XXI, foi marcado por um processo de integração cultural e econômica nunca antes presenciados em tal escala na história da humanidade. Estamos nos referindo é claro ao processo de “Globalização da Economia”, que entre outras coisas trouxe um aumento do comercio internacional aparentemente sem precedentes, trouxe também um aumento da difusão e da aplicação de idéias de cunho liberal. Idéias e ações que uma vez postas em prática retiram e limitaram a ação do Estado em áreas em que concorriam com a iniciativa privada, ou que por essa poderia ser conduzida, como a produção industrial e o setor de serviços.
Existem muitos acadêmicos que sendo mais entusiastas chegam a acreditar que a globalização define o inicio de uma nova era da historia humana, um novo período histórico. Dentro destes novos tempos que esse arvoraram, podemos apontar a existência da iniciativa privada ou seja das organizações empresariais como sendo a mola mestra da sociedade e da cultura ocidental contemporânea. Sendo assim o estudo da existência destas organizações empresariais torna-se um fator de entendimento e de compreensão desta mesma sociedade e cultura.
Para procurar se compreender os tempos atuais deve-se também compreender a célula base destes novos tempos, que é a empresa. O estudo e a compreensão da historia individual de cada empresa, considerando-se o devido contexto histórico social da atuação de cada uma apresenta-se como uma necessidade essencial.
Vivemos em uma época globalizada em que o conhecimento, entendido de forma ampla ou mesmo restrita, é essencial a sobrevivência de cada empresa. A História Empresarial é hoje considerada uma ferramenta de condução, resgate e manutenção dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidos por cada organização empresarial.
O presente artigo procura então, como seu objetivo principal, destacar e demonstrar a importância das empresas para a