Historia Economia Brasileira
O ano 1980 foi considerada a década perdida, o Brasil conviveu com uma alta taxa de inflação. o crescimento econômico teve uma redução catastrófica, o que levou muitos economistas a afirmar que houve crise econômica na época em que o Brasil sofreu um revés financeiro. Houve uma formidável capacidade de reação na década de 1990. Em 1994, o Plano Real entrou em vigor. O principal objetivo desse plano econômico foi estabilizar a inflação em patamares baixos. Antes disso, diversos planos econômicos tentavam equilibrar a situação interna, o que não surtiu efeito até certo momento. Tal medida tomada pelo Plano Real possibilitou o início de reformas estruturais mais profundas. Em 2012 o Brasil acabou com a dívida externa e passou a emprestar dinheiro para outros Paises, porem o governo de Dilma passou a aumentar a inflação e diminuir o PIB.
Neste trabalho esta resumido a historia economica financeira do Brasil à partir de 1980 com as inflações, crises, os Planos e as posses dos Presidentes até os dias atuais.
HISTÓRIA DA ECONOMIA NO BRASIL DESDE 1980
Durante toda a década de 1980, a inflação preocupou os dirigentes brasileiros. A partir de 1986, o Brasil passou por diversos planos de estabilização econômica. Todos tinham o mesmo objetivo: acabar com a inflação e criar condições favoráveis para o desenvolvimento econômico.
PLANO CRUZEIRO
PLANO CRUZADO
PLANO BRESSER
PLANO CRUZADO NOVO (PLANO VERAO)
PLANO REAL
No entanto, todos fracassaram, fato que gerou na população o receio de uma recessão maior, bem como a frustração pela ausência de mudanças econômicas.
Contudo, foi a partir da implantação do Plano Real que a economia brasileira ganhou estabilidade. Na atualidade, o Brasil, economicamente, encontra-se mais fortalecido.
PLANO CRUZEIRO
Cruzeiro (Cr$) vigente de 15/05/1970 a 27/02/1986
PLANO CRUZADO
Cruzado (Cz$) vigente de 28/02/1986 a 15/01/1989
O Plano Cruzado foi a primeira tentativa do