Historia da economia brasileira
Através deste trabalho vamos fazer uma viagem ao túnel do tempo ! Foram épocas em que não vivi, mas, fazendo este trabalho aprendi e me apaixonei pela história de nosso país.
Estudar a economia brasileira é uma oportunidade rara de compreender as profundas transformações que econômicas e sócias do país.
Após a segunda guerra mundial, o Brasil viveu a implementação da indústria de base, foi uma época de profunda participação do Estado brasileiro na economia , o que levou a criação de grandes estatais, como as siderúrgicas, companhias telefônicas e a Petrobrás.
No final dos anos 50 e começo dos anos 60, deu-se a indústria de bens de consumo duráveis, onde os eletrodomésticos e a indústria automobilística tiveram destaque.
Vivemos o chamado milagre econômico, no início dos anos 70, isso devido ao projeto militar de crescer 50 anos em 5 anos, implantado por JK.
Já na década de 80, vivemos a conhecida “década perdida” pelos péssimos resultados econômicos e políticos vividos pelo Brasil.
Em 1994, nasce o Plano Real e finalmente estabiliza-se a economia brasileira.
Posteriormente tivemos a mudança no sistema cambial brasileiro, que passou ao sistema de taxas flutuantes e que até hoje prevalece no Brasil.
Este é um breve apanhado de nossa história, mas, neste trabalho vamos focar na época da ditadura e nos tempos atuais da nossa economia.
Na Ditadura Militar
1. Governo Castello Branco ( 1964 – 1967 )
Bem que Leonel Brizola propôs ao presidente Jango resistir ao golpe de 1964 com armas na mão, a partir do Rio Grande do Sul. Mas o presidente, muito deprimido, não queria derramamento de sangue. Como milhares de brasileiros, os dois também se exilaram no estrangeiro.
Os políticos que não concordaram com o golpe, geralmente do PTB, tiveram seus mandatos cassados. Ou seja, perderam seus direitos políticos por dez anos. O primeiro cassado, inimigo número um do regime, foi Luís Carlos Prestes. O segundo foi o ex-presidente João