historia do vestido
Na pré-história, as roupas eram utilizadas por necessidade de abrigo e proteção. Na antiguidade ainda não existia um conceito de moda, mas as pessoas já usavam as roupas como distinção social. Os materiais utilizados nestas vestimentas eram essencialmente o linho, a lã e seda de várias cores. As mulheres em Roma utilizavam túnicas longas com mangas. As vestimentas íntimas femininas eram feitas de linho e apresentavam uma forma retangular, que se cruzava sobre o peito. O volume e a cor identificavam os grupos sociais.
IDADE MEDIA
Período medieval que durou 1000 anos.Iniciou em 476 ate 1453. Com a queda do Império Romano no ano de 476 a escuridão desceu sobre a Europa. Todas as atividades culturais definharam. A única preocupação era a sobrevivência.Seu pior momento de atraso cultural foi durante a alta idade media. Somente no Século XI com o surgimento das escolas e das universidades e que a idades das trevas começou a ser dissipada. Na baixa idade media foram construídas catedrais e igrejas magníficas em estilo gótico,assim como castelos e mosteiros. Foi quando também se destacaram,pintores,poetas,escritores e filósofos. O iluminismo trouxe a luz párea o mundo acabar com as praticas medievais.
ILUMINISMO
Os cabelos empoados foram banidos, assim como as formas complexas e abusivas. A nova ordem pedia vestidos claros, feitos em sua maioria em algodão. Cinto e fitas logo abaixo do busto marcavam a silhueta. As mangas eram curtas e bufantes no verão e longas e estreitas nas regiões frias. Xales em drapeado grego envolviam as formas femininas.
RENASCENSA
E o termo para identificar o período da Europa entre fins do Século XII ate meados do Século XIV. Foi a era da redescoberta e revalorização das referencias culturais da antiguidade clássica. A primeira região onde a cultura manifestou-se foi a Toscana,na Itália. A arte antiga atingiu a perfeição e equilíbrio. Respeito pela pintura e escultura dos