Historia do SUS
No filme mostra que bem antes de existir o SUS o ministério da saúde ele era apenas voltado para atividade de prevenção e assistência médica para poucas doenças e também para aquelas pessoas que não tinham muito acesso à saúde eram tratados como “indigentes”.
Assim surge o INAMPS que foi criado pelo o regime militar que tinham como o objetivo atender apenas as pessoas que contribuíam com a previdência social então só quem tinha a carteira assinada nos casos os empregados tinha o direito a convênios para cuidar da doença, mas não da saúde.
Em meio as tantas divergências surgiu então o movimento da reforma sanitária que era contra o INAMPS, pois eles lutavam para que a saúde era um direito de todos pois só quem tinha direito a saúde era as pessoas com trabalho e com a carteira assinada.
Mas tarde a população começou a lutar pelos seus direitos com reuniões e protestos em seus bairros e também para chamar a atenção de toda sociedade por meio da TV para que assim a população pudesse a lutar por uma política publica com interesse numa saúde para todos.
Na década de 80 o INAMPS começa a ter mudanças no modo de como era feito esse atendimento que ai então começaria um olhar para o nascimento do SUS, então assim começaria as Conferência Nacional da Saúde essa Conferência foi muito importante porque tinha a participação direta da população e de toda sociedade para que então o SUS pudesse existir.
E foi então numa dessas Conferências que houve a implantação do Sistema Unificado de Saúde e entre um convênio com o INAMPS junto com os governos estatuais que começasse ter base o SUS, assim à implantação do SUS começou a ser realizado dia após dia.
Em 1990 então surge o SUS que teve suas principais características como a participação da população que lutaram por uma política publica que garantisse direito à saúde para todos de uma forma igualitária sem exceção de classes sócias.