historia do so
TURNO: NOTURNO
SALA: 06
PROFESSOR: SIMON
Aluno:Rodrigo Mota Marques
Curso: tecnologia da informação
Organização de computadores
Boa vista
A história dos sistemas operacionais
* 1ª fase (1945 a 1955)
Em torno de 1940, no início da Segunda Guerra mundial, surgiram os primeiro computadores digitais, formados por milhares de válvulas, ocupando enormes áreas, e de funcionamento lento e duvidoso.
Nesta época, um único grupo de pessoas era responsável pelo projeto, construção, programação, operação e manutenção de cada máquina. Toda programação era feita em código absoluto, muitas vezes através de fiação de painéis para controlar as funções básicas da máquina. O conceito de linguagem de programação ainda não existia. Os sistemas operacionais também não. O acesso ao computador por parte do usuário era feito por reserva antecipada de tempo de máquina. Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina e torcia para que nenhuma das suas 20.000 válvulas queimassem enquanto ele estivesse trabalhando. Nessa época os programas processados pelos computadores eram constituídos essencialmente por cálculos numéricos repetitivos, como por exemplo, a geração de tabelas de funções trigonométricas.
Com o desenvolvimento da indústria de computadores, muitas empresas foram fundadas ou investiam no setor, como a Sperry e a IBM, o que levou à criação dos primeiro computadores para aplicações comerciais. A primeira máquina fabricada com esse propósito e bem sucedida foi o UNIVACI (Universal Automatic Computer), criado para ser usado no censo americano de 1950.
No início dos anos 50 houve uma sensível melhora no uso de tais máquinas com o advento do cartão perfurado que tornou possível a codificação de programas em cartões e sua leitura pela máquina, dispensando a programação através dos painéis. Os demais procedimentos não tiveram qualquer