atps
ANÁLISE DE CUSTOS
Curso: Ciências Contábeis 6-A
Matéria: Gestão Estrategica de Custos
Professor: Eduardo Belli
Alunos:
Ana Paula Carvalho dos Santos – RA: 0000028465
Camila Maria de Sousa – RA:0000041779
Patrícia Borges Mendonça – RA: 0000046166
Rosana de L. Borges Ferreira – RA: 0000031881
Tatiane Wasano – RA: 0000043289
São Bernardo do Campo, 21.10.2013
ETAPA I
A principio o objetivo da Contabilidade era o registro das atividades comerciais e controle patrimonial. No entanto, com o passar do tempo, e principalmente após a Revolução Industrial percebe-se a necessidade de uma contabilidade que avaliasse os produtos, considerase os custos de produção, assim como os estoques em todas as fases do processo.
Apartir daí começaram a aparecer os primeiros ensaios da contabilidade de Custos.
Com o passar dos anos, forram aprimoradas e desenvolvidas varias formas de analise de custos, como metodos de custeio, e para fins de controle e auxilio na tomada de decisões.
Dentre as principais terminologias empregadas no estudo de custos estão:
Custeio é o ato ou efeito de custear, ou seja, a contabilidade de custos, que foi desenvolvida com o objetivo de apropriar os custos dos insumos de produção aos produtos. A forma para apropiaçãodos custos é conhecida como Critério de Custeio.
Gasto significa adquirir bens ou serviços, idependente do pagamento ser feito a vista ou a prazo. É um sacrificio necessário a obtenção de bens.
Desembolso é o pagamento efetivo, idependente de ocorrer no momento ou não em que o gasto acontecer.
Insumos de Produção, que são os custos de produção, englobam todos os elementos necessarios a obtenção do produto final. A combinação entre os fatores de produção diretos e indiretos . Como exemplo: Embalagens e Materia-prima.
Perdas de Insumos, que podem ocorrer por diversos motivos, pode significar o consumo involuntário ou tornar inutil bens, por fatos fora do controle ou