Grandes revoluções
Revolução Inglesa
Revolução Americana
Nomes: Karine, Pedro e Tainá
Série: 3º ano E
Professora: Maria Clementi
Disciplina: Sociologia
Introdução
O trabalho a seguir apresenta as três revoluções que mais marcaram a história do mundo durante o seu desenvolvimento. Veremos os pontos semelhantes e diferentes entre essas revoluções e quais foram com princípios que levaram ao seu início e os eu término.
Revolução Francesa
A França no século XVIII
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha ou condenados à morte.
A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
A Revolução Francesa (14/07/1789)
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 alteraram o quadro político e social da França. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776).
A França passava por um período de crise econômica após anos de prosperidade. A participação francesa na guerra da independência norte-americana e os elevados custos da Corte de Luís XVI tinham deixado as finanças do país em mau estado.
A situação social era tão grave e o nível de