Historia do pensamento geografico:Alexander von Humboldt
OFICINA DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: Alexander Von Humboldt
ACADÊMICOS: ANA MARIA SANTOS DE SOUZA DANILO VIEIRA SILVA
PARACATU – MG
DEZEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Nesta oficina apresentaremos o viajante naturalista Alexander Von Humboldt. Um dos grandes cientistas do século XIX, sendo muito importante no desenvolvimento da história da geografia.
Humboldt foi um grande pensador com grande sensibilidade social. É para ciência, todavia, que Humboldt deixa sua maior contribuição, na medida em que seus estudos, referentes aos mais variados fenômenos, físicos e humanos, serviram de base para o desenvolvimento de diversos ramos do conhecimento científico.
DESENVOLVIMENTO
ALEXANDER VON HUMBOLDT: viajante naturalista e entusiasta da harmonia da natureza
Reconhecido como o pai da Geografia moderna Alexandre Von Humboldt nasceu na Alemanha em 1769 e faleceu em 1859. Naturalista, explorador, Alexander trouxe enorme contribuição a diferentes áreas do conhecimento, como a Geologia, a climatologia, oceanografia e biogeografia. Foi um importante homem da ciência na sua época. Observador muito atento aos fatos físicos e biológicos viajou por quase toda a Europa. A sua contribuição para a ciência em geral e para a geografia em particular foi de extrema importância: foi o fundador dos métodos de observação de quase todos os setores da geografia física; generalizou a utilização do barômetro para determinar as altitudes dos cortes geográficos e dos cálculos de altitude média para caracterizar o relevo; traçou o primeiro mapa de isotérmicas e mostrou o contraste entre as costas orientais e as costas ocidentais dos continentes; fundou a geografia botânica baseada na fisionomia das plantas e das suas relações com o solo e o clima; formulou e aplicou os dois princípios essenciais que fizeram da geografia uma ciência original e que mais tarde Emmanuel de Martonne designou