Administração
Os textos sul-americanos de Humboldt compreendem trinta volumes publicados em trinta anos. Compõem-se de livros científicos, atlas, tratados de geografia e economia sobre Cuba e o México, uma narrativa de suas viagens e um Exame crítico da história e da geografia do novo continente. Humboldt escreveu seus textos científicos em colaboração com outros cientistas.
Em seu Kosmos, cujo objetivo era de comunicar a excitação intelectual e a necessidade prática da pesquisa científica, ele descreve em cinco volumes todos os conhecimentos da época sobre os fenômenos terrestres e celestes.
Atribui-se a Humboldt a invenção de novas expressões como isodinâmicas, isotermas, isóclinas, jurássico e tempestade magnética. Ele lançou as bases da geografia física. Ele demonstra que não pode haver conhecimento sem experimentação verificável.
Naturalista, explorador e reconhecido como um dos "pais" da Geografia moderna, Alexander von Humboldt (1769-1859) trouxe enorme contribuição a diferentes áreas do conhecimento, como a Geologia, a climatologia, oceanografia e biogeografia.
Descendente de família nobre de Berlim, Humboldt nasceu durante o período em que a Alemanha ainda lutava por sua unificação. Estudou Filosofia, História e Ciências Naturais nas Universidades de Göttingen e Frankfurt. Anos mais tarde, passou a se dedicar às pesquisas científicas.
Mais que um mero técnico de gabinete, Humboldt dedicou-se à investigação de campo. Assim, participou de inúmeras expedições pela Europa, Ásia e América Latina. Gastou a maior parte da fortuna que herdou nas suas viagens e na