historia do livro
2400 aC
Rolos de papiro.
Esta é a data dos primeiros papiros, proveniente duma planta aquática que cresce na região delta do Nilo no Egito. Partes das plantas eram cortadas em tiras finas, pressionadas juntas e secas para formar uma superfície de escrita. Mais tarde foi adotada por gregos e romanos. Estas civilizações antigas usavam o papiro para fazer alguns livros e outros registos escritos em forma de rolo. Foi usado até cerca do séculos 8 ou 9, quando as pessoas gradualmente começaram a encontrar maneiras mais baratas para a produção de papel.
200 aC a cera sobre placas de madeira
Por esta altura, tanto gregos como romanos usavam comprimidos de cera , enquadrados e apoiados com madeira, para a tomada de nota, encomendas, escrever cartas, informações temporárias ou outros fins.
400-600 dC
Surgiram os primeiros manuscritos iluminados foram escritos em pergaminho (feito de pele de ovelha ou cabra), que por esta altura estava substituindo o papiro. esses livros escritos à mão foram decorados com ouro ou prata, cores marcantes e projetos detalhados. países muçulmanos também ilustraram os seus manuscritos, mas o processo se tornou altamente desenvolvido na Europa. Este método de transcrever livros prevaleceu até a invenção do tipo móvel.
1041 dC
Os chinêses inventaram o tipo móvel, mas não foi bem sucedido por causa dos inúmeros