Historia do laser
Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética, com características monocromática, coerente e colimada.
Em 1953, Charles Hard Townes, James P. Gordon e Herbert J. Zeiger produziam o primeiro maser (microwave amplification through stimulated emission of radiation), um dispositivo similar ao laser, que produz microondas, em vez de luz visível. O maser de Townes não tinha capacidade de emitir as ondas de forma continua. Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov, da União Soviética, ganhadores doPrêmio Nobel em 1964, trabalharam de forma independente, em um oscilador quantum e resolveram o problema da emissão continua, utilizando duas fontes de energia, com níveis diferentes. Mais tarde, o maser foi adaptado para emitir luz visível, então batizado de laser.
O efeito físico por trás do funcionamento do laser é que os elétrons de determinados materiais, quando em estado instável de alta energia, se corretamente estimulados decaem sua energia emitindo fótons coerentes com o estímulo original, cujas ondas estão em sincronia entre si.
Um laser funciona desde que se consiga excitar um número mínimo de elétrons de determinado material para um nível de energia superior, de modo a se obter uma inversão de população. Para se compreender perfeitamente um laser, é necessário o uso da mecânica quântica.
TIPOS DE LASER:
• Lasers de gás
• Lasers químicos
• Excimer lasers
• Laser de estado sólido
• DPSS
• Dye Laser (Laser de corante)
UTILIZAÇÕES DO LASER
Por terem propriedades especiais, o laser é hoje utilizado em diversas aplicações: médicas (cirurgias), na Fisioterapia como anti-inflamatório, regenerador e analgésico, industriais (cortar metais, medir distâncias), pesquisa científica (pinças ópticas, hidráulica, física atômica, óptica quântica, resfriamento de nuvens atômicas, informação quântica), comerciais (comunicação por fibras ópticas, leitores de códigos de barras),