HISTORIA DO CERCO DE LISBOA
.
ANALISE DO OBRA: A HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA
Almenara
Junho/2013
ANDRÉA GUIMARÃES SANTOS
ANALISE DA OBRA: A HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA
Trabalho apresentado ao curso de Letras/Português da Universidade Estadual de Montes Claros – Campus Almenara, como atividade avaliativa parcial da disciplina Literatura Portuguesa – do simbolismo às tendências contemporâneas, ministrada pelo Professor Fabricio Souza .
Almenara
Junho/2013
ANALISE DA OBRA A HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA DE JOSÉ SARAMAGO
INTRODUÇÃO
Ao acrescentar um não aos escritos sobre a História do cerco de Lisboa, na qual são narrados fatos que colocam os cruzados como participantes na tomada de Lisboa aos mouros pelas forças de D. Henriques, o revisor Raimundo Silva faz surgir um fato novo que o leva a uma nova reflexão sobre a veracidade histórica dos mesmos, surgindo assim realmente o Cerco de Lisboa.
Ele começa a recriar a história dentro de um contexto de fatos, com tanta riqueza de informações, inclusive vislumbrando uma nova e profunda interlocução entre a história e a literatura; desmistificando heróis e colocando em choque toda uma verdade histórica.
O Revisor ao tomar a atitude, de desconstruir e reconstruir, de acordo suas convicções abre caminho para novas discussões de que não há verdades absolutas, podendo as mesmas serem discutidas e reavaliadas.
Ao revisar a Obra História do Cerco de Lisboa, a qual relata fatos ocorridos na Idade Média durante a tomada de Lisboa aos mouros pelas tropas do Rei D. Afonso Henriques com a participação dos cruzados, o revisor demonstra uma grande insatisfação, questionando quais os motivos poderiam tê-los levado a participarem desta ação; porém, não consegue encontrar um argumento lógico que fundamentasse tal participação.
Ele vê na