Historia do campeonato carioca
1º TURNO – DECISÃO 27/abril/75
FLUMINENSE 1 X AMÉRICA
O Local: Maracanã; Juiz: Carlos Costa;
Renda: Cr$ 1 910 333,00;
Público: 96 035;
Gol: Rivelino 14 do 2º da prorrogação (no tempo regulamentar, o jogo terminou empatado)
Cartões amarelos: Rivelino e Ivo Fluminense: Felix, Toninho, Silveira, Edinho, Marco Antônio, Zé Mário, Cleber, Gil, Manfrini (Erivelto), Rivelino e Zé Roberto Técnico: Paulo Emilio América: País, Orlando, Alex, Geraldo, Álvaro, Ivo, Bráulio, Neco, Flecha, Tadeu e Paulo César
O Fluminense conquistou, assim, Taça Guanabara e o direito de disputar as finais do Campeonato Carioca.
America Football Club é uma agremiação social e esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 18 de setembro de 1904.
O America já disputou mais de 4.000 partidas em sua história,1 servindo de fonte de inspiração para a criação de muitos outros "Américas", no Brasil e no exterior2 . Entre as suas conquistas mais relevantes, destaca-se a conquista do Torneio dos Campeões em 1982, torneio patrocinado e organizado pela CBF, que contava com a presença dos maiores clubes do Brasil.
No ranking do Campeonato Carioca, o America é o quinto colocado, qualquer que seja o parâmetro utilizado.
Diferente dos outros times com o mesmo nome ao ser pronunciado, o original do RJ, não tem acento. Acentuar o nome "America" é errado, segundo seu estatuto, pois o clube foi fundado usando a grafia do nome em inglês, como era comum nessa época.
O Hino
Em 1915 foi composto o primeiro hino do America por Freire Júnior, com letra de Luiz França, em 1922 foi criado a segunda versão por Freire Júnior, até se chegar a versão atual criada pelo grande compositor americano Lamartine Babo, em 1947:3
Letra e Música: Lamartine Babo
Hei de torcer, torcer, torcer...
Hei de torcer até morrer,