Historia Do Brasil
É já conhecimento corrente que no período colonial a escravidão negra e mesmo indígena foi uma instituição presente, corrente e dominante dentre as formas de trabalho compulsório na Colônia. Hoje, discute-se a questão da escravidão relacionando-a ao debate sobre raça. Mas, a escravidão moderna surgiu por causa da raça? Existem raças? Como surgiu a concepção da existência das raças humanas?
Assista ao vídeo com o Prof. Demétrio Magnoli e discuta essas questões em nosso Forum.
Boa Participação a Todos!
1) a escravidão moderna surgiu por causa da raça?
È comum as pessoas terem a ideia de que a definição de raça tenha aparecido como consequência da escravidão na história moderna, porém, cabe ressaltar que esse raciocínio é deveras equivocado, dado que esse conceito de raça não foi usado para justificar ou dar qualquer tipo de explicação a respeito da escravidão, mas, na verdade, em contrapartida, com a finalidade de justificar o imperialismo imposto pela Europa. Veio como uma forma de explicar que o que acontecia era que os povos de determinadas origens eram inferiores ou superiores aos outros, por que, como justificar o domínio por determinada nação se todos fossem iguais? Então, essa dominação não poderia existir, o que levou à relativização acerca dessa “igualdade”, o que gerou a criação do ideal relacionado às ideias raciais, decretando a divisão das pessoas de acordo com a cor da pele, por exemplo.
2) Existem raças?
A despeito do que o autor denomina de “mito de raças”, devido ao fato de distinguir entes de natureza humana, frutos de seres humanos, somente considerando uma única gota de sangue, fazendo disso uma necessidade, a obra se aprofunda nas bases, nos fundamentos, no início do racismo e seu desenrolar em tempos contemporâneos. Conforme afirma MAGNOLI: “Raças não existem. O que existe é o mito da raça, uma invenção recente, nascida há 150 anos, junto com a expansão das potências europeias na África e na Ásia e usada para conquistar