Celuas Sangiuneas

1251 palavras 6 páginas
Francisca Hevelyn Costa
Biologia Molecular e Celular
Nº 2013414

Esfregaço sanguíneo e observação das células sanguíneas
Resumo
O sangue é constituído por glóbulos brancos, vermelhos, plaquetas e plasma. Entre os glóbulos brancos temos os leucócitos e pelos glóbulos vermelhos temos os eritrócitos. O volume total de sangue em uma pessoa normal chega a 7% do seu peso corporal. Para analisarmos essas células, temos um procedimento chamado esfregaço sanguíneo, em que consiste numa gota de sangue em uma lâmina com um corante específico e após visualização no microscópio ótico observa-se essas células. Durante a aula foi feito um esfregaço do sangue para observação das células sanguíneas, no qual foi encontrado linfócitos, monócitos, eosinófilos, neutrófilos, eritrócitos e plaquetas.

Introdução
O sangue é o líquido contido num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que o mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às contrações rítmicas do coração. O volume total de sangue numa pessoa normal é de aproximadamente 7% do peso corporal. (Carneiro, 2004)
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, parte líquida na qual estão suspensos os glóbulos sanguíneos. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos, plaquetas e diversos tipos de leucócitos e glóbulos brancos.
As células do sangue são geralmente estudadas em esfregaços preparados pelo espalhamento de uma gota do sangue sobre uma lâmina, onde as células ficam estiradas e separadas, o que facilita a observação pelo microscópio ótico. (Autor desconhecido, sem ano)
Esses esfregaços são corados com misturas especiais que contêm eosina (corante ácido), azulde-metileno (corante básico) e azures (corantes básicos de cor púrpura). São utilizadas as misturas de Leishman, Wright-Giemsa, que foram designadas com os nomes dos pesquisadores que as descobriram. Com essas misturas de corantes, as estruturas acidófilas ficam na cor rosa, as basófilas e azul e as que fixam com azures, ficam na

Relacionados