historia do brasil
Oligopólios: até meados do século XIX, as empresas familiares eram responsáveis por grande parte da produção industrial. Porém, essa situação mudou com o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade. Para competir em um mercado cada vez mais agressivo, algumas empresas formaram:
Truste: é a união de varias empresas que se fundem com o objetivo de controlar todo o processo produtivo, desde da matéria-prima e á venda do produto.
Cartel: é o acordo estabelecido entre empresas diferentes com o objetivo de dividir o mercado e combater a concorrência.
Holding: é a participação de uma empresa, como principal acionista e controladora de várium grande grupo econômico, que reúne empresas de diferentes setores.
Quando um numero limitado de empresas domina determinado ramo do mercado, cria-se uma situação conhecida como oligopólio. Em um oligopólio a competição entre as empresas é limitada, reduzindo as opções do cliente que vai adquirir um produto ou serviço.
A Expansão Imperialista: os avanços técnicos desenvolvimentos ao longo do século XIX permitiram o aumento da produção de mercadorias industrializadas. A partir de 1870, a grande oferta de produtos e os baixos índices de consumos provocaram uma queda nos lucros das empresas. Para tentar solucionar o problema, as grandes potências econômicas do período adotaram uma série de medidas protecionistas, que restringiram a entrada de mercadorias industrializadas em seus países. E também iniciaram um processo de expansão territorial em diferentes regiões, especialmente na África e na Ásia, em busca de investimentos mais lucrativos, novas fontes de matéria-prima e novos mercados consumidores. Esse processo de expansão territorial das potências industrializadas é conhecido como imperialismo ou neocolonialismo. As regiões colonizadas desempenharam um papel econômico importante para as metrópoles: nelas tinham grandes reservas de mão de obra para a exploração das matérias-primas e serviam também de