15987
E
DARWIN
INTRODUCÃO
Lamarck e Darwin acreditavam no conceito da evolução das espécies. Apesar de ter sido realmente revolucionária, era uma ideia que estava no ar e vinha desenvolvendo-se desde a proposta do naturalista sueco Carl Linneaus de organizar todas as espécies no seu SISTEMA NATURAL. A árvore filogenética que se forma quando agrupamos os animais evidencia que há algum tipo de relação entre espécies próximas, possivelmente uma de descendência. A grande questão que ambos, Darwin e Lamarck, estavam a tentar resolver era sobre como uma espécie se transformava em outra espécie descendente.
03
LAMARCK
Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) Naturalista francês foi o primeiro a propor uma teoria da evolução em 1809 no livro “FILOSOFIA ZOOLÓGICA”. Acreditava que os seres vivos atuais surgiram por transformações sucessivas de formas mais primitivas (vidas simples surgem a partir de matérias inanimadas).
Observando os seres vivos à sua volta, Lamarck considerava que as alterações dos indivíduos de uma dada espécie eram explicadas por uma ação do meio, pois os organismos, passando a viver em condições diferentes iriam sofrer alterações das suas características.
1-USO E DESUSO
A lei da transformação das espécies considera que o ambiente afeta a forma e a organização dos animais, de tal modo que quando o ambiente se altera, no decorrer do tempo, produz modificações correspondentes na forma do animal. Essa lei utiliza o princípio do uso e desuso, considerando que o uso de um dado órgão leva ao seu desenvolvimento e o desuso conduz a sua atrofia , eventual, desaparecimento. Todas estas modificações seriam depois transmitidas às gerações seguintes
EX: Lamarck afirmava que ao fazerem força para alcançar alimento em árvores altas, as girafas esticavam seu pescoço e com o tempo os pescoços ficavam mais compridos. Essa característica é passada às gerações seguintes, que nascem gradativamente com o pescoço mais comprido. Atualmente, essa ideia de