Historia do Brasil
Mouro Árabe muçulmano
Conquistas Ibéricas – Ordem cronológica
Portugal
1 – 1415: Portugueses expulsam mouros da cidade de Ceuta, ao norte do continente africano (ratificando o espírito cruzadístico de Portugal)
2 – 1488: Bartolomeu Dias contorna o lado atlântico do continente africano e chega ao Cabo da Boa Esperança na África. Bartolomeu Dias era português
3 – 1492: Vasco da Gama contorna o continente africano e chega às Índias. Abrindo novos caminhos para o comércio de especiarias.
4 – 1500: Pedro Álvares Cabral descobre a região que, mais tarde, seria conhecida como Brasil.
Espanha
1 – 1492: Cristovão Colombo (genovês aos serviços da Espanha) descobre o continente americano.
2 – 1519: Encontro de uma rota alternativa às Índias pelo pacífico, a circunavegação da Terra. Magalhães e Sebastião Del Cano.
3 – 1519: Hernán Cortez conquista as regiões, hoje conhecidas como México, após guerras contra os astecas
4 – 1531: Francisco Pizarro conquistas regiões do atual Peru. Pioneirismo Português
• Posição privilegiada entre o mar Mediterrâneo e o Mar do Norte
• Centralização precoce: Os cristãos da Península Ibérica se uniram para expulsar os mouros da região – Guerra da Reconquista que durou 7 séculos (VII – XV)
• Espírito cruzadístico: União cristã contra os “infiéis”
• Rivalidades políticas com Castela
• Revolução de Avis (1383 – 1385): A aproximação política entre grupos mercantis e a coroa lusitana. Por dois anos houve uma guerra entre a nobreza lusitana, aliada de Castela (favorável à unificação de Portugal ao reino vizinho), e o crescente grupo de mercantis das regiões litorâneas (favoráveis à manutenção da independência de Portugal).
• Parceria econômica com Gênova: Gênova investiu nos países ibéricos, principalmente nos portugueses, para encontrar novos caminhos às Índias. Na península Itália ocorria uma disputa econômica entre Gênova e Veneza. Veneza dominava o Mediterrâneo.
• Escola de Sagres: