historia de futebol
Da sua forma como amador burguês passou a ser um grande negócio, sendoconsiderado um dos maiores atrativos industriais e cultural.
Sua aceitação foi possível por permitir aos seus praticantes e seus telespectadores a manifestação das mais diversas emoções humanas, indo desde a insatisfação por suas derrotas ate momentos de júbilo por suas vitorias e conquistas.
O futebol é hoje considerado mais um produto de consumo, onde a conquista de campeonatos é buscada sem poupar limites.
A modalidade figura no cenário econômico atual como um grande negócio mundial. Podendo ser considerado como o esporte que mais se consome no planeta atualmente.
Podemos concluir que o gosto pelo futebol está relacionado ao fato de ser fácil de praticar e de gostar, podendo ser realizado em campos profissionais ou em praças, ruas e praias, nessas ultimas amadoras também conhecida popularmente como “Peladas”.
O futebol é considerado parte da cultura brasileira, as referências das nossas colonizações e nossas constituições corporais influenciaram a nossa habilidade e facilidade para compreender e dominar o esporte.
Os aspectos que nos aproximam desse esporte são muitos como a ludicidade intrínseca; O fator clima que no nosso país permite a pratica do futebol o ano todo; A ausência de outro esporte que tenha forte referência ou outra forma cultural que obtivesse simplicidade comparada a do futebol; A colaboração e divulgação que os meios de comunicação; A busca pela igualdade que é exercida no futebol, onde ídolos independem de classe, raça ou região de origem;
O fato de ser uma modalidade praticada com os pés nos remete a certa afinidade com a capoeira, com o samba e com danças e rituais indígenas etc.
O futebol esta sempre trazendo para o povo a proximidade com o cotidiano, onde percebemos a semelhança que o drible no sentido de vencer obstáculos e alcançar o objetivo máximo o gol