Historia das copas do mundo
Funcionamento
A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos e é responsável pela mobilização de países que recebem pessoas do mundo inteiro e dão suporte a todas elas no período de 1 mês de duração. Depois de saber quem será o país sede, o mundo conhece os participantes da Copa do Mundo, ou seja, através das eliminatórias o mundo sabe quem irá participar da fase de grupos ou não.
Esta fase eliminatória acontece pelos vencedores de torneios continentais e depois nas repescagens sobre os melhores colocados seguintes, ou seja, chance para muitas potências participarem.
A fase de grupos é organizada em um sorteio que acontece um ano antes no país sede, através de organizadores da FIFA o sorteio é feito e os grupos são selecionados de acordo com as letras, ou seja, o Grupo A possui quatro seleções, o Grupo B possui mais quatro seleções, o Grupo C possui mais quatro seleções, e assim por diante até o Grupo H (sujeito a alterações).
Depois que esta seleção de times é feita, a fase de grupos é sorteada para que os dois primeiros sorteados se enfrente e posteriormente alternem a ordem com os demais times, assim, os dois melhores colocados em pontuações passam para as Oitavas de Final, ou simplesmente, a fase do Mata-Mata.
Esta é a fase que todos mais temem, afinal, é quando a seleção não pode ter nenhuma falha, é justamente onde não se pode perder e qualquer erro pode ser considerado fatal, isto tudo mexe com o consciente dos jogadores e faz com que a pressão acabe sendo muito maior. Historia
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A