Historia da Unidade Cristã
Marina Gabriela Moreira de Sá
A HISTÓRIA DA UNIDADE
Belo horizonte
04 de Outubro de 2013
1
Introdução
Vivemos num mundo marcado por divisões de todos os tipo e origem, competições são geradas de todos os ângulos da vida, vivemos literalmente em um mundo completamente dividido em todas as suas esferas. Dividido por ordem religiosa, política, geográfica, cultural, de gênero, social e de outras naturezas inúmeras. A vida humana se dá nesse universo dividido.
O ecumenismo consiste numa disposição de unidade e caminhada conjunta entre diferentes
Igrejas a fim de que diferenças não tenham que ser fatores de divisão, mas de pluralidade e fonte de riqueza para quem se dispõe a construir a Unidade.
2
Definição de Ecumenismo
No decorrer da história, o termo grego de onde provém ecumenismo (ecumene - mesma origem etimológica de outros que se referem ao mundo que habitamos tais como ecologia, economia e ecossistema) produziu abordagens diversas com enfoque geográfico, político, cultural e por fim eclesiológico – quando se consolidou como forma de pensar que tem o propósito de zelar pela unidade do corpo de Cristo.
O ecumenismo, percebido como esforço por recuperação da unidade visível da Igreja, surge da constatação da perda da universalidade de que a Igreja gozava nos primeiros séculos, quando era efetivamente una, ainda que diversa. Portanto, o ecumenismo milita a favor da união do povo que se chama cristão para o cumprimento de uma missão que lhe é comum.
O dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa a unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre diferentes igrejas cristãs.
História do Movimento Ecumênico
O movimento ecumênico é originalmente protestante, mas posteriormente englobaria a participação de Igrejas Ortodoxas e