Historia da TI
O conceito de TI (Tecnologias da Informação) é relativamente novo, mas como nesse mundo as coisas passam voando, ele já viveu momentos memoráveis que foram selecionados pela publicação americana ZDNet em dez tópicos. Segundo os que escreveram o artigo, muitos não estarão de acordo com a ordem definida, mas ela é fruto de uma pesquisa objetiva onde o resultado foram os acontecimentos que definiram o panorama atual da indústria da informática moderna.
1. O desenvolvimento de COBOL (1959)
Para os que chegaram a conhecer e trabalhar com ele, deve saber que existem muitas linguagens de programação, mas nenhuma teve tanta influência nas demais como o COBOL. Até hoje existem máquinas executando aplicações nessa linguagem.
2. A Criação da ARPANET (1969)
Como já foi comentado aqui antes a ARPANET foi a precursora da Internet de hoje, fato importantíssimo no conceito das TI.
3. O desenvolvimento do UNIX (1970)
Apesar de que para a maioria o Windows é o sistema operacional mais importante existente, UNIX deveria ter esse título. Sua maior conquista foi sem dúvida conseguir criar uma interface multi-usuária, sendo assim o primeiro a permitir que mais de um usuário tivesse acesso ao mesmo tempo.
4. O primeiro Laptop (1979)
William Moggridge, trabalhando para GRID Systems Corporation, desenhou o computador denominado Compass, mas que não chegou ao mercado até 1991, considerado o primeiro computador portátil tipo ‘clamshell’ (com desenho de concha).
5. O inicio do trabajo de Linus Torvalds em Linux (1991)
Linux, começou a guerra contra o monopólio de algumas companhias do setor informático quando trouxe a licença GPL e o código aberto. Também favoreceu a estudantes e pequenas empresas que puderam pensar em projetos maiores apesar dos limitados orçamentos.
6. A chegada do Windows 95 (1995)
Quando o Windows 95 saiu ao mercado, revolucionou o desktop do PC com o padrão da barra de ferramentas, o menu de início, os ícones e a área de notas. Foi o