Historia da Tabela Periodica
História da química
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares.
A história da química está ligada ao desenvolvimento da humanidade, ligada as transformações de matérias e teorias correspondentes onde se relaciona com a história dos químicos e segundo a nacionalidade ou tendência política do autor ressalta em maior ou menor medida os sucessos alcançados.
1661 - Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist
A química começa a ser explorada um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas em relação ao oxigênio com Carl Wilhelm Scheele, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria da combustão.
Tabela periódica
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Permite prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização.
A tabela periódica e a descoberta dos elementos químicos
1789 - Antoine Lavoisier publicou uma lista de 33 elementos químicos. Embora Lavoisier tenha agrupado os elementos em substâncias simples, metálicas, não-metálicas e salificáveis ou terrosas, os químicos passaram o século seguinte à procura de um esquema de construção mais precisa.
1829 - Johann Wolfgang Döbereiner observou que muitos dos elementos poderiam ser agrupados em três com base em suas propriedades químicas. Observou também que, quando organizados por peso atômico, o segundo membro de cada grupo de três tinha a média do primeiro e do terceiro. Isso ficou conhecido como a lei das tríades.
1843 - O químico alemão Leopold Gmelin trabalhou com