Historia da sociologia
A Sociologia como “ciência da sociedade” não surgiu de repente, ou da reflexão de algum autor ilu- minado; ela é fruto de todo um conhecimento sobre a natureza e a sociedade que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que tiveram como resultado a desagregação da sociedade feudal e a constituição da sociedade capitalista. Essas transformações- a expansão marítima, o comércio ultramarino, a formação dos Estados nacionais, a Reforma
Protestante e o desenvolvimento científico e tecnológico _ estão vin- culadas umas às outras e não podem ser entendidas de forma isolada.
Elas são o pano de fundo que permite entender melhor um movimento intelectual de grande envergadura que alterou profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade desde então.
Ao mesmo tempo em que se conheciam novos povos e novas culturas, instalavam-se colônias na África, na Ásia e na América, ocorrendo com isso a expansão do comércio de mercadorias (sedas, especiarias e produtos tropicais, como açúcar, milho, tabaco e café) entre as metrópoles e as colônias, bem como entre os países europeus. Nascia então a possibilidade de um mer- cado muito mais amplo e com características mundiais.
*A hegemonia Burguesa; Na maioria dos países europeus no final do século XVIII, a burguesia comer- cial, formada basicamente por comerciantes e banqueiros, tornou-se uma classe com muito poder, na maior parte das vezes, por causa das ligações econômicas que mantinha com os monarcas.
Ao se desenvolver a manufatura, os organizadores da produção passaram a se interessar cada vez mais pelo aperfeiçoamentodas técnicas de produção, visando produzir mais com menos gente, aumentando significativamente os hlcros. Para tanto, procuraram investir nos “inventos”, isto é, financiar a criação de máquinas que pudessem ter aplicação no processo produtivo. Foram criadas, nesse contexto, as máquinas de descaroçar e