historia da saúde no brasil
1904 - Estoura a revolta contra a vacina obrigatória porém, não dura muito e logo chega ao fim. As obras de saneamento da cidade de Santos terminam, assim a população de Santos não seria mais atingida pelas terríveis epidemias.
1917 - Gripe Espanhola mata milhares de pessoas no Brasil.
1922 - Criação de uma lei que regulamenta as caixas de aposentadorias e pensões financiadas pelas empresas, por seus trabalhadores e pela união, desse modo, os trabalhadores destas empresas poderiam ter agora assistência médica e após alguns anos de trabalho ter direito a aposentadoria. Em São Paulo o Doutor Geraldo Paula Souza volta ao Brasil e inicia as obras do Centro de Saúde, uma obra social e educativa que contrariava a higiene obsoleta e o espírito policial de outras épocas, a família era o centro desta ação.
1930 - Getúlio Vargas então presidente da república anuncia um decreto no qual tinha como objetivo a uniformização e a centralização das estruturas de saúde.
1932 - Getúlio Vargas cria o instituto de aposentadoria e pensões dos marítimos logo, todas as categorias profissionais teriam seus IAPS para substituir as caixas que eram poucas e ineficientes, assim os trabalhadores iriam descontar uma fração mínima de seus salários, para depois terem plano direito a assistência médica, aposentadorias e pensões.
1937 - Médicos do SESP combatem a malária na Amazônia e protegem os operários da borracha. O SESP tinha caráter social e preventivo indo a lugares onde a saúde