historia da riqueza do homem
O filme começa com um operário chamado Etienne que procura emprego, pois fora demitido de uma ferrovia. Ao chegar à companhia de mineração, conversa com um velho que tem o apelido de ''boa-morte'' pois havia sobrevivido a acidentes nas minas. Apesar de ter cinquenta oito anos, aparentava mais devido a trabalhar com isso desde os oito anos de idade. Sua família toda também trabalhava lá, seu filho chamado Toussaint Maheu por ser um antigo trabalhador do local consegue emprego para Etienne quando uma das operárias morre. Toussaint era casado e possuía sete filhos, com exceção dos menores as outras crianças trabalhavam para juntar os salários a fim de conseguirem comida, o que nem sempre se realizava. Dessa forma, viviam na miséria, muitas vezes sem ter dinheiro para comprar pão no fim do dia. Os operários não conheciam os donos das minas, pois estes só se preocupavam com a economia mundial e com seus lucros-advindos do trabalho exaustivo do operário-que usufruíam morando em palácios, com muito luxo e fartura de comida.
Além das péssimas condições de trabalho, de moradia, e de salários, eram frequentes acidentes nas minas, como desabamentos,e quando aconteciam,era atribuído a culpa aos operários, por não terem construído direito, mesmo que não tinham condições e nem ferramentas para evitar os desabamentos.Isso ocorre com Toussaint Maheu,que é penalizado com multa,reduzindo ainda mais seu salário e agravando a situação de miséria,em que já vivia.
No desenvolver do filme, Etienne por ter ficado impressionado com a situação de exploração e miséria em que os trabalhadores viviam, e por já conhecer as idéias de Marx e Engles começa a incentivar os trabalhadores a criarem um fundo de reserva com o qual se manteriam após decretarem greve por melhores condições de trabalho e salário. Os trabalhadores passam por todas as minas para tentar incentivar aos outros operários a aderirem à greve. Dessa forma, ela realmente se propaga, porém a empresa ameaça