Historia da radiologia
EMERSON ALMEIDA LEITE
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA RESUMO HISTÓRIA DA RADIOLOGIA A descoberta dos Raios X feita por Wilhelm Conrad Röentgen na Alemanha revolucionou diversas áreas inclusive área da medicina. Este trabalho conta sobre a história e os acontecimentos marcantes da Radiação X e alguns surgimentos que ela nos proporcionou como exemplo da radioterapia que trata tumores através da radiação.
Ultra-sonografia é um método de exame que se podem visualizar estruturas internas do organismo, usando ondas de alta freqüência baseado no reflexo do som, nas ondas não há produção de radiação, é um exame seguro sem contra indicações e não requer nenhuma preparação especial assim sendo a ultra-sonografia não é prejudicial à saúde.
Na Medicina nuclear combina-se o uso de computadores, detectores e substâncias radioativas na obtenção de imagem e tratamento de doenças.
A Tomografia Computadorizada permite radiografar em série, por um determinado tempo, cortes seriados de vários planos de região ou órgão, com a evolução dos aparelhos o tempo de exame diminuiu e melhorou a qualidade das imagens, esse processo foi o maior passo dado na radiologia.
Ressonância Magnética é o método mais recente usado em diagnóstico por imagem, ele aproveita as propriedades naturais dos átomos existentes no corpo humano para criar uma imagem.
Cada uma dessas técnicas tem vantagens e desvantagens com custos de diferentes doses de radiações que as tornam úteis para diferentes condições clínicas e diferentes partes do organismo.
Atualmente possuímos diversas empresas fabricantes de aparelhos e com diversas tecnologias impressionantes, a concorrência neste mercado está muito equiparada, aparelhos de tomografias multlices, ressonância 1.5 e 3.0 tesla e aparelhos de ultra-sonografia de 4D (quatro dimensões) são os destaques para diagnóstico por imagem. O sistema PACS é uns dos mais recentes programas para adquirir imagens com qualidade DICOM ele