Historia da mulher no mercado de trabalho
A mulher conquistou um lugar importante no mercado de trabalho. Essa conquista começou no inicio do século
XlX.
Tempo em que a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das necessidades da família e a mulher era somente a mantenedora do lar e educadora dos filhos .Somente quando ficavam viúvas ou quando pertenciam a uma classe mais pobre , podiam fazer alguma atividade, que lhe dessem algum retorno financeiro . dentre essas atividades , doces por encomenda , aulas de piano , arranjo de flores ,bordados . Essas atividades eram pouco valorizadas e mal vistas pela sociedade , preconceito que dificultava a conquista das mulheres no mercado de trabalho.
Desde o século XVl quando o movimento feminista começou a adquirir características de ação politica as mulheres vem tentando colocar em pratica a lei segundo a constituição federal artigo7 –XXX . Que proíbe as diferenças de trabalho e salario e exercícios e funções e critérios de admissão por motivo de sexo , idade , cor ou estado civil .
A segunda guerra mundial (1914 – 1918 e 1939 – 1945 ) respectivamente , colaborou com a conquista da mulher no mercado de trabalho . Quando os homens foram para as frentes de batalhas , E as mulheres passarão a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Quando a guerra acabou deixou a necessidade e a obrigação para a mulher , de deixar a casa e os filhos para continuar com o trabalho que era feito pelos maridos , já que muitos dos que lutaram pelo Pais haviam morrido e dos que sobreviverão muitos foram mutilados .
No século XlX o sistema capitalista proporcionou inúmeras mudanças no processo produtivo das empresas e na organização do trabalho feminino . Já que boa marte da mão de obra feminina estava dentro das empresas . Algumas leis passaram a beneficiar as mulheres . leis estabelecidas pela constituição 32 .
A justificativa para os preconceitos contra as mulheres estava