Historia da Havainas
A historia da Havaianas.
Referências:
Acesso em: 22/11/2014. Acesso em: 22/11/2014. Acesso em: 22/11/2014.
As Sandálias Havaianas surgiram em 14 de junho de 1962 e foram inspiradas na Zori, um tipo de sandália oriental feita de palha de arroz, elas ganharam um solado com textura que reproduz este grão. Por serem feitas de borracha, seu valor era muito baixo e tinha uma grande durabilidade, logo ganhou espaço entre a classe trabalhadora. O primeiro modelo que surgiu possuía um solado bicolor nas cores azul e branco.
O nome Havaianas foi inspirado nas praias do Havaí, onde devido ao clima quente seria muito utilizada por deixar os pés livres. A sandália foi criada pela empresa brasileira Alpargatas São Paulo.
Com apenas um ano de lançamento no mercado a empresa já produzia mais de mil pares por dia, com o crescimento das vendas foram surgindo imitações da sandália. Foi desenvolvido então um slogan pela agencia JW Thompson com a seguinte frase: “legitimas, só as Havainas”, as únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras. A empresa em seus comercias utilizava a palavra ”fajuta” para definir as sandálias dos concorrentes, essa palavra acabou sendo incluída no dicionário como sinônimo de coisa ruim. As propagandas eram estreladas pelo comediante Chico Anysio. Eles entraram com o pedido de patente dois anos depois do lançamento e no dia 13 de agosto de 1964 o pedido foi recebido pelo departamento responsável sob o nome de “novo modelo de palmilha com forquilha”
A primeira Havaianas colorida surgiu por acaso apartir de um erro na máquina, o lote que era para sair na tradicional cor azul acabou saindo na cor verde, e para surpresa dos produtores se tornou um grande sucesso. Depois desse acontecimento passaram a ser produzidas Havaianas em quatro cores diferentes. Na década de 1980 já eram comercializados mais de 80 milhões de pares por ano. Na mesma década a Sandália passou a fazer parte da cesta básica e como tal começou