Historia Da Fotografia
INTRODUÇAO A FOTOGRAFIA
CRISTIANE BAGGIO
19-11-13
A pequena história da fotografia
Walter Benjamin em seu texto “A pequena historia da fotografia” nos mostra como era a fotografia nos seus primórdios e sua relação com a técnica.
Era necessário descobrir algo que fixasse as imagens da câmera obscura, então Niepce e Daguerre criaram o daguerreotipo.
Os clichês de Daguerre eram placas de prata, iodadas e expostas na câmara obscura, sendo necessário manipula-las em diversos sentidos para que se conseguisse ao menos uma imagem cinza-pálida.
A natureza que fala a câmara não é a mesma que fala o olhar, é outra, pois substitui a um espaço trabalhado conscientemente pelo homem e que ele percorre inconscientemente. A partir de recursos auxiliares como a ampliação, a câmera lenta podemos perceber o movimento de um homem que caminha, revelando assim o inconsciente ótico.
Para os modelos de Hill a fotografia lhes parecia uma misteriosa experiência, apesar de se tratar apenas da impressão de estarem diante de um aparelho que podia rapidamente gerar uma imagem do mundo visível com um aspecto tao único e tão verídico, como a própria natureza.
As possibilidades da arte do retrato se fundam no fato de que não se tem um contato entre a atualidade e a fotografia.
Quando Daguerre conseguiu as imagens da câmara obscura, em 1840, substituem-se os pintores tornando vitima da fotografia o retrato em miniatura, e não a pintura de paisagem, fazendo com que a maioria dos pintores de
miniaturas se transformasse em fotógrafos. Logo após começou a surgir os álbuns fotográficos, encontrados nos lugares mais glaciais da casa, na sala de visitas. Nessa época, os modelos precisavam ter pontos de apoio para ficarem imóveis, e cada vez mais forma se aperfeiçoando ate chegarem aso grandes ateliês com disponibilidade para fazer qualquer coisa.
Nos primeiros tempos da fotografia, a convergência entre o objeto e a técnica era tão completa quanto foi sua dissociação no