HISTORIA DA FILOSOFIA
História da Filosofia
Persebe-se que a filosofia é como uma atividade em constante transformação, que depende da época, e dos filósofos que tentam compreender sua existência, é difícil dizer o instante exato em que se iniciou a atividade filosófica na história, ou quando os questionamentos e problemas surgiram em cada época distinta.
Para isso, seria necessário saber quando as pessoas começaram ter suas dúvidas e perguntar sobre si mesmo, sobre os outros e em geral sobre o mundo em que vive. E o porquê dos homens começarem a pensar, questionar e ir mais fundo sobre determinados fenômenos que intrigavam sua existência, muitas explicações foram dadas, mais nada que viesse sanar as dúvidas. Sendo assim, a primeira experiência como ato de filosofar de que temos conhecimento foi na Grécia Antiga.
Como Pitágoras já havia alertado o saber definitivo só pertence aos deuses. O filósofo pode até procurar desvendar o saber. Não será um saber pronto e acabado, mas o que valera é a experiência de busca de tentar descobrir o caminho mesmo não encontrando resposta completa para todas as questões. Portanto a filosofia nasce da nossa inspiração e atitudes diante das circunstâncias que a vida impõe e que muitas vezes exige um posicionamento para tomada de decisões. É por isso que a filosofia provavelmente não terá fim, por ser impossível, filósofos chegarem ao pleno conhecimento da sabedoria, isto seria o fim da arte de filosofar.
Como se vê, tanto na Idade Média como em qualquer outra época da história da Filosofia, o entendimento e a relevância do que é a filosofia nos mostra um grande conflito que envolve questões essenciais para a vida do ser humano em seus muitos aspectos e tantas outras concepções não são exceções também. Mas, o ponto de partida para que ela continue invicta é a razão de que o ser humano tem como base uma determinada filosofia de vida, ideias, crenças e valores.
Não se pode falar de filosofia sem ter que incluir a Educação, ambas estão juntas