historia da enfermagem
São Paulo, 29 de Outubro de 2013
Profº: Edna - Disciplina: Bases Conceituais
A trajetória da Enfermagem no Brasil
A enfermagem, de muito tempo, sem sua situação lá no passado bem precária, pois não havia nenhum recurso para tratar os feridos que haviam participado da guerra naquela época.
A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal. A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina. No que diz respeito à saúde do povo brasileiro, merece destaque o trabalho do Padre José de Anchieta.
Ele não se limitou ao ensino de ciências e catequeses. Foi além. Atendia aos necessitados, exercendo atividades de médico e enfermeiro. Em seus escritos foram encontrados estudos de valor sobre o Brasil, seus primitivos habitantes, clima e as doenças mais comuns. A terapêutica empregada era à base de ervas medicinais .
Tudo começou com duas mulheres guerreiras a brasileira Ana Néri e Florence Nightingale e, que largaram tudo para cuidar dos mais necessitados.
Ana Néri, viúva, mãe de três filhos, não aguentou a separação dos filhos e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria, sendo convocada, parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam. Improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos.
Florence Nightingale, tinha tudo, filha de ricos, porem não havia se achado profissionalmente, até que um simples cuidado a uma senhora que necessitava muito, decidiu cuidar de quem precisava, ficando