Historia da educação
Piaget foi um dos investigadores mais influentes do século 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato.
Piaget, aborda em sua teoria que através do desenvolvimento dos órgãos sensoriais o indivíduo começa a perceber e a sentir o mundo que o cerca, começa a conhecer as coisas e a se mesmo.
Segundo Piaget menciona quatro fases principais do desenvolvimento cognitivo, cada uma dessas fases comporta subdivisões e tem características especificas.
O primeiro estagio do desenvolvimento cognitivo é o chamado período sensório motor compreende seis subfases:
1-Uso dos reflexos
2-Reações circulares primárias
3-Reações circulares secundárias
4-Coordenação de reações circulares secundárias
5-Reações circulares terciária
6-Invenção de novos significados por meio de combinações mentais.
Vygotsky
Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. As concepções de Vygotsky sobre os processos de formação de conceitos remetem ás relações entre pensamento e linguagem, á questão cultural no processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das formações psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura. As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano, colocamos que o cérebro é a base biológica.
Freud
Diz Freud, não é o subconsciente. Este é aquele grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não reflexiva, podendo torna-se plenamente consciente. O inconsciente, ao contrario, jamais