historia da educação
Centro de Educação Aberta e a Distância
Introdução a história da Educação e da Educação Matemática
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
KARLA MARIA ALVES
RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO DO GRUPO B A História da Educação Brasileira evolui em rupturas definidas, ela tem um princípio, meio e fim bem demarcado. Até os dias de hoje muito tem se mexido no programa educacional, mas a educação segue a ter as mesmas características estabelecidas em todos os países do mundo, são adotadas 2 posturas: a pedagogia tradicional e a pedagogia escola nova ou construtivismo.
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os valores sociais adquiridos com o passar dos tempos, são definidos pela sociedade, não importando o conhecimento do aluno e da sua realidade, fazendo com que a pedagogia tradicional seja vista como enciclopedista. O ensino não dependia do aluno, ele não podia contestar e nem de dar a sua opinião, a ele cabia a função da aprendizagem decorada, e ao professor a função do ensino direto.
A Escola Nova desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro. Demerval Saviani acreditava em "Escola e Democracia" em uma melhor compreensão de sua relação com os diferentes aspectos da sociedade. A escola tradicional se preocupava em passar o conhecimento e a escola nova em analisar apenas o aprender por aprender. Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência. A papel da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, ligado diretamente à rentabilidade e capacidades de