historia da educação
A experiência do domínio colonial demonstra que, na tentativa de perpetuar a exploração, o colonizador não só cria um perfeito sistema de repressão da vida cultural do povo colonizado, como ainda provoca e desenvolve a alienação cultural da parte da população, quer por meio da pretensa assimilação dos indígenas, quer pela criação de um abismo social entre as elites autóctones e as massas populares.
1)Explique o significado para pedagogia do medo. A pedagogia do medo é uma base na teoria criada por São Tomas de Aquino, onde quem não obedecer iria para o inferno, e para ir pro céu teria que obedecer as regras criadas pela igreja Católica. A igreja Católica por sua vez passa a proibir o homem de inventar máquinas, de aprender a ler e a escrever, entre outras coisas. Com o objetivo de ter um melhor controle da sociedade.
2) Escreva sobre alguma das crises ocorridas no Império Romano. O trabalho escravo era à base da economia romana. O fim das conquistas, no final do século II, interrompeu a fonte de obtenção de escravos, que eram as guerras e a pilhagem dos povos conquistados. A redução do numero de escravos provocou uma crise na agricultura, no comércio e nas manufaturas. Com a crise econômica, faltava dinheiro para o Estado garantir a segurança das fronteiras, o que facilitou as invasões bárbaras. Ao penetrar nas terras do império, os bárbaros agravavam ainda mais a crise econômica. Sem dinheiro, o Estado recorreu ao aumento dos impostos. O resultado foi o descontentamento geral e a eclosão de várias rebeliões camponesas. A crise do comércio, da agricultura e das manufaturas, agravada pelas invasões bárbaras, levou ao empobrecimento das cidades. A população, em busca de trabalho e segurança, refugiou-se nos campos. Na sociedade romana ocorria um processo de ruralização.