Historia da educação
Em uma pesquisa efetuada pelo CIEE, foi constatado que 70% dos alunos de
Administração baseiam sua formação em apostilas reproduzidas na própria faculdade. Vários jornais têm mostrado essa preocupação. A Folha de São Paulo evidenciou, em muitas de suas reportagens, que o estudante universitário lê pouco e, quando lê, tende a se limitar às apostilas, aos resumos e aos capítulos xerocopiados dos livros.
Na maioria das vezes, há também uma grande deficiência em redação, envolvendo tanto os erros gramaticais quanto a deturpação e deformação de conceitos e fatos.
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM) - ISSN 1677-7387 Faculdade Cenecista de Campo Largo - Coordenação do Curso de Administração v. 1, n. 1, maio/2003 - http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/
No intuito de auxiliar os estudantes e profissionais de administração e ainda criar subsídios para a mudança desse perfil é que este trabalho foi realizado. Ele possui como objetivo principal conscientizar os profissionais da área de administração sobre a importância da correta utilização da língua materna em seu cotidiano, aspecto este que influencia não só a imagem da empresa em que atua, como também a sua própria imagem como profissional e cidadão brasileiro.
Para tanto, foram desenvolvidos de maneira lógica e objetiva, os seguintes tópicos:
A Língua Portuguesa nos processos de recrutamento, seleção, admissão, treinamento e demissão; A Língua Portuguesa x Imagem x Qualidade Total; A