Redes
A revolução digital mudou o modo de gerir negócios, de administrar recursos, de ensinar e de trabalhar. Essa revolução criou profissões novas e aposentou outras, redefinindo parâmetros de produtividade, modernizando a forma de interação de usuários de computadores simplificando a comunicação do homem com a máquina.
Diante disso passou-se a exigir uma constante busca por atualização dos atores envolvidos com os processos tecnológicos empregados em diversos setores da sociedade, além de exigir que empresas passassem a se modernizar para poderem atender a eventuais necessidades do mercado em forte ritmo de expansão e desenvolvimento.
Com essas transformações, cresce a cada dia a necessidade do uso de ferramentas que possibilitem ao usuário obter informações de qualquer lugar que esteja, não necessitando que o mesmo tenha que se deslocar até o lugar físico onde a informação estiver bastando que tenha acesso à internet.
Hoje em dia para quase todos os tipos de atividade/negócio necessita-se de softwares para auxílio na gestão de recursos, que tornem o trabalho de seus usuários mais fácil e no âmbito escolar essa necessidade não é diferente.
No Estado de Roraima existem cerca de 78 escolas estaduais[1], em algumas a quantidade de alunos chega ao número de 3.000, o que ocasiona um verdadeiro caos na rotina de atividades realizadas em uma secretaria escolar, fato que torna relevante a inserção no mundo da tecnologia.
Atualmente têm-se indícios que há alunos matriculados em duas escolas ao mesmo tempo, isto ocorre originado pela falta de organização e de comunicação, que garantam que alunos matriculados em alguma das escolas estaduais não se matriculem ao mesmo tempo em outras. Essa situação poderia ser evitada com a utilização de um sistema que fornecesse informações a partir de base de dados da Secretaria Estadual de Ensino e verificasse a eventual duplicidade de matriculas.