Historia da educaçao
1. ”circulação de conhecimento e praticas de educação no Brasil colonial”.século xvI a xviiii
Considerar a existencia de números significativos de etnias indígenas portadoras de múltiplos costumes e seus modos diferenciados de combater a formação e a educação de novas gerações. E também a transferência de povos africanos escravizados para a colônia cada um com suas tradições lingüísticas e culturais próprias.
Na colonização européia alem de portugueses vieram franceses e holandeses alemães e espanhóis trazendo seus costumes e idiomas.
Vieram também religiosos de varias procedências;
Assim a controversa afirma que o período colonial se caracteriza por uma formação brasileira.
Os representantes da coroa portuguesa e os religiosos católicos elaboraram diversas estratégias para a conquista do povo ouve estranhamento entre grupos étnicos com culturas diferentes.
Este relato ocasionou em uma resistencia segundo a autora Cinthia Greive Veiga em suas pesquisas
2. A ação expedicionária e colonizadora dos portugueses
A associação entre colonização portuguesas e as iniciativas missionárias da igreja serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do vaticano para impedir a propagação dos protestantes.
Foi no século xiii que o reino português se constituiu em território fixo. Por meio de feitorias e impostos comercias os portugueses estabeleceram-se ao norte da áfrica em ilhas atlânticas, na Ásia muçulmana nas índias ocidentais e ate na china.
Com a principal meta dormir a comercio marítimo. A hegemonia marítima de Lisboa também se beneficiou da chamada guerra dos cem anos.
A cidade de Lisboa foi bastante favorecida por sua posição geográfica outra conquista portuguesa do Alem mar foi o aperfeiçoamento da arte de navegação.
Com a chegada de Cristovã Colombo á América a igreja voltou a ocupar papel destacado.
A chegada dos portugueses e