Historia da educacao
UNIDADE 01
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
1 – Escreva sobre a importância da cultura grega para educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.
Os gregos davam muita importância à educação. A Grécia antiga é vista por muitos historiadores como o berço cultural da humanidade. A filosofia, a arquitetura, a arte, a linguagem, a política, o sistema educacional, a ciência, a tecnologia deste antigo país, exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa e em seguida do mundo. Até então, todos os acontecimentos eram originados ou permitidos pelos deuses mitológicos, depois da cultura grega se estender pelas “regiões” as pessoas começaram a questionar o porquê dos acontecimentos e é aí surge o interesse pela filosofia.
2 – Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
Os habitantes da cidade de Atenas davam muito valar a educação e a intelectualidade, no entanto, ela não estava ao alcance de todos, somente tinham a possibilidade de adquirir educação e conhecimento aqueles que podiam pagar. Já em Esparta, a educação era voltada para as atividades militares, tinha por objetivo formar bons soldados, sendo assim, a grande maioria dos meninos tinham direito a ela (as meninas eram educadas com o objetivo de formar boas mães de soldados).
3 – Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a Educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.
As obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo, em “Teogonia” e “Os trabalhos e os dias”, em que analisou aspectos relacionados à formação do homem. Já as obras Homero, defende a os valores da guerra, a importância do guerreiro, da luta, do herói, da coragem, da lealdade, e da bravura, como em “Ilíada” e “A Odisséia".
4 – Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo,