Historia da cor
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
O USO DAS CORES NA LINGUAGEM
Laura Moura de Aguiar¹
História da Teoria da Cor
A cor está constantemente à nossa volta, mas muitos não percebem o quanto esta é importante. Wills (1997, p. 11) ressalta “[...] pude testemunhar e vivenciar os resultados maravilhosos que ela proporciona. Tente visualizar o quanto o mundo seria sombrio e sem graça se não existisse a cor”. A história do uso das cores é muito antiga, pois o homem faz uso da cor desde o começo de sua história, porém restaram muito poucas indicações do que pensavam sobre a cor, não restando infelizmente nem teoria escrita das primeiras civilizações. Segundo Pedrosa:
Numa historia de mais de 3 milhões de anos, desde as primeiras manifestações de atividade humana até bem próximo de nós, o homem descobriu e manipulou a cor e, em crescente sentido evolutivo, tornou-a o mais extraordinário meio de projeção de sentimentos, conhecimentos, magia e encantamento. Registro de sua evolução social, física e psíquica. Mas, tal como ancestral do Paleolítico Inferior, não podia ainda definir com precisão o que era a cor. (PEDROSA, 2003, p.20).
E ainda, segundo Pedrosa, a primeira visão de conjuntos de dados que levariam a criação de uma teoria das cores deve-se a Leonardo da Vinci (PEDROSA, 2009, p. 45). A partir de seus estudos sobre a cor, ele denominou a sua reflexão em Teoria das Cores. Com Da Vinci aprendemos a importância do contraste entre luzes e sombras ou claro e escuro, pois na medida em que se alteram os contrastes também se altera a beleza da cor.
A pesquisa sobre o fenômeno cor vem apaixonando diversos pesquisadores, desde a Antigüidade, cientistas, filósofos, e os pintores da Antiga Grécia observaram todas as formas de cor, das mais diversas formas. Desde a época dos primeiros filósofos até meados do século XIX, o tema das cores foi motivo de grandes discussões filosóficas ou cientificas, e também