Historia da contabilidade
Passo: 02
História da Contabilidade
01)Qual a origem da contabilidade? Sua origem está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
02)Quais os primeiros sinais de que existia contabilidade na antiguidade?
No livro Gênesis na Bíblia, podemos perceber algumas passagens que ilustram este sentido, quando se refere ao crescimento da riqueza de Jacó, através do rebanho de ovelhas. No livro de Jó, o mais antigo da Bíblia, são relatadas as transações comerciais entre egípcios e babilônicos, destacando-se o pagamento de salários e impostos.
Passo: 03
Evolução da contabilidade:
O desenvolvimento da contabilidade acompanha a evolução da civilização, cujo crescimento e progresso da humanidade faz com que se torne cada vez mais eficiente e fiel a que se propõe.
No Egito por volta do ano 2.000 A C. já havia a obrigatoriedade dos livros e documentos comerciais, sendo a escrituração das contas, baseada no valor da moeda egípcia da época o “shat” de ouro e prata.
Por volta dos séculos XII e XIII a Contabilidade entra na fase Moderna, motivada pelo desenvolvimento econômico. Existem indícios que apontam que o sistema das Partidas Dobradas data desde 1330, sem esquecer que no período pré-histórico a utilização das fichas de pedras mesmo de forma rudimentar já esboçavam esse sistema, entretanto a divulgação para o mundo deu-se através do frade franciscano Lucca Paccioli, matemático, que expôs o sistema de forma completa, evidenciando seu mecanismo algébrico, quando da publicação do Tractatus de Computis et Scripturis em 1494, sendo este fato considerado um marco para a contabilidade, tendo atraído a atenção dos homens de negócios da época, ávidos em mensurar e controlar suas riqueza a perdas
A primeira escola de Pensamento Contábil foi a Contista, no Século XVIII,