Historia da Contabilidade
Ciência social que registra, expõe e interpreta os fatos patrimoniais, a contabilidade possui como o seu objeto de estudo o patrimônio. Compreender o passado da contabilidade é resgatar uma parte da evolução humana.
A contabilidade existe desde o principio da civilização humana, quando o homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia através desse controle obter lucros.
À medida que ele enriquecia preocupava-lhe saber quanto poderiam render e quais as formas mais simples de aumentar suas posses, já que tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam cerca de 2000 a.C. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.
Desde os tempos primitivos a contabilidade passou por diversas transformações, onde o principal objetivo era o controle das riquezas, como relatam vários autores até chegar a ser reconhecida como ciência.
Entender a história da contabilidade é resgatar os seus pensadores e as diversas linhas de raciocínio do pensamento contábil e com isto melhor compreender o futuro da contabilidade.
Dentre a evolução da contabilidade mundial até os dias de hoje, podemos dividir em quatro períodos: o período da contabilidade antiga, contabilidade medieval, contabilidade moderna e período da contabilidade científica, que é os nossos dias.
Todos os períodos contábeis são marcados por uma obra literária ou até pela própria mudança na economia, em cada um deles existiram pensadores doutrinários, os quais criaram ou defenderam as idéias de seus ancestrais, fazendo com que estes períodos fossem divididos por algo que historicamente marcou.