Arquitetura
Um sistema construtivo é formado por um conjunto de normas e especificações voltadas para a execução completa ou parcial de um determinado serviço. Ou seja, é uma metodologia executiva, como uma receita para construir alguma coisa de forma mais eficiente, segura e econômica. Existem vários tipos de sistemas construtivos e cada um deles vai atender melhor a cada tipo de construção, onde a escolha ideal do sistema construtivo é de responsabilidade do profissional responsável pela execução da mesma, geralmente se chega nessa escolha em conjunto entre arquitetos e engenheiros civis que vão executar o projeto e a construção.
Tipos e usos dos sistemas construtivos.
1- Alvenaria;
2- Concreto Armado;
3- Aço;
4- Madeira;
5- Alvenaria Estrutural;
6- Ligth Steel Framing;
7- Adobe;
8- Pau a Pique;
9- Bambu;
10- Taipa de Pilão;
11- Alvenaria de Pedra;
12- Concreto/PVC.
Alvenaria.
Alvenaria é o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras semelhantes,executadas com pedras naturais, tijolos ou blocos unidos entre si com ou semargamassa de ligação, em fiadas horizontais ou em camadas parecidas, que serepetem sobrepondo-se umas sobre as outras, formando um conjunto rígido e coeso.
Alvenaria de Tijolo Cerâmico.
Vastamente empregada nas construções, pode ser considerada a mais difundida. Essa preferência provém da rapidez e conseqüente economia de sua execução, graças ao pouco peso e às pequenas dimensões do tijolo, que facilitam o transporte e o manejo. O isolamento térmico das paredes de tijolo é excelente. Oferece boa aderência à argamassa, em virtude de sua aspereza e poder absorvente. A argila cozida de que é feito o tijolo constitui material leve muito apropriado para a realização de paredes de fachada e de tabiques – divisores internos – sempre que se desejam boas condições de isolamento térmico favorável.
Figura e 2. A esquerda construção em execução feita a partir de tijolo cerâmico furado. A direita